Baixe a história aqui:
Tamanduá-bandeira
Animal da Fauna Brasileira
Nome vulgar: TAMANDUÁ-BANDEIRA
Classe: Mammalia Ordem: Xenarthra Família: Myrmecophagidae Nome científico: Myrmecophaga tridactyla Nome inglês: Giant anteater Distribuição: Nos campos e cerrados da América Central e do Sul. Habitat: Florestas, savanas e cerrados das Américas do Sul e Central. Hábitos: Vive no chão, mas sobe bem nas árvores e é capaz de nadar. Come 30 mil insetos por dia. Longevidade: 25 anos Tamanho: até 120 cm, mais 90 cm para a cauda. Época reprodutiva: Primavera Gestação: Incubação: 190 dias Nº de filhotes: um de cada vez Alimentação na natureza: Formigas, cupins e larvas. Alimentação em cativeiro: Nos zoológicos não existem tantos insetos e o tamanduá não come o que não gosta. Quase todas as espécies criadas em zoológicos morrem antes de ter filhotes. Causas da extinção: Destruição do meio ambiente (queimadas e caçadores).
O tamanduá-bandeira passeia calma e tranqüilamente com seu longo focinho cônico voltado para o chão. Ele está procurando alimento. Seu olfato bem desenvolvido vai levá-lo fielmente ao alvo. Uma vez encontrado o formigueiro, o tamanduá cava a terra com suas fortes garras e mete o focinho no buraco. Sua língua pegajosa, de mais de meio metro de comprimento, explora as galerias do formigueiro. depois de pegar um número grande de formigas, o tamanduá recolhe a língua.
O tamanduá não possui dentes. O estranho desdentado caça de dia nos campos cerrados e nas florestas da América Central e do Sul, desde a Guatemala até a Argentina. Quando vive próximo das cidades, ele sai principalmente à noite. É cauteloso, pacífico e solitário. defende-se com as fortes garras das patas dianteiras. Seu principal alimento são as formigas, os cupins e larvas. Come também vermes e pequenas centopéias. Na primavera, a fêmea dá à luz um filhote que carrega nas costas até cerca de um ano de idade.
Lucia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe |
Nenhum comentário:
Postar um comentário