JOGOS DE BILHETES
Objetivos:
Exercitar a comunicação entre os integrantes e identificar
seus fatores.
Material:
Pedaços de papel com mensagens e fita adesiva.
Como Fazer:
1. Os integrantes devem ser dispostos em um círculo, lado a
lado, voltados para o lado de dentro do mesmo.
2. O coordenador deve grudar nas costas de cada integrante
um cartão com uma frase diferente.
3. Terminado o processo inicial, os integrantes devem
circular pela sala, ler os bilhetes dos colegas e atendê-los, sem dizer o que
está escrito no bilhete.
4. Todos devem atender ao maior número possível de bilhetes.
5. Após algum tempo, todos devem voltar a posição original,
e cada integrante deve tentar adivinhar o que está escrito em seu bilhete.
6. Então cada integrante deve dizer o que está escrito em
suas costas e as razões por que chegou a esta conclusão.
7. Caso não tenha descoberto, os outros integrantes devem
auxiliá-lo com dicas.
Refletir:
1. O que facilitou ou dificultou a descoberta das mensagens?
2. Como esta dinâmica se reproduz no cotidiano?
Sugestões de bilhetes:
a) Em quem voto para presidente?
b) Como se faz arroz?
c) Sugira um nome para meu bebê?
d) Sugira um filme para eu ver?
e) Briguei com a sogra, o que fazer?
f) Cante uma música para mim?
g) Gosto quando me aplaudem.
h) Sou muito carente. Me dê um apoio.
i) Tenho piolhos. Me ajude!
j) Estou com fome. Me console!
k) Dance comigo.
l) Estou com falta de ar. Me leve à janela.
m) Me descreva um jacaré.
n) Me ensine a pular.
o) Dobre a minha manga.
p) Quero um telefone. Que faço?
q) Me elogie.
r) Me xingue.
s) Veja se estou com febre.
t) Chore no meu ombro.
u) Estou de aniversário, quero meu presente.
w) Sorria para mim.
v) Me faça uma careta?
LUZ VERSUS MEDO
Material:
Uma vela para cada participante, fósforo ou isqueiro e 2
balões.
Como Fazer:
1. Encha os dois balões e deixe escondidos.
2. Você vai precisar de um ajudante para estourá-los no
momento combinado, sem que os outros saibam.
3. A sala precisa estar completamente escura.
4. Conduza os participantes a fazerem silêncio e diminuírem
a agitação. Quando a sala estiver quieta, o ajudante estoura o balão.
5. Acenda uma vela, mostre a causa do barulho e pergunte
quem se assustou e porque.
6. Direcione a conversa para o valor da luz, pois quando
estamos nas trevas até mesmo uma coisa simples como um balão estourando nos
assusta.
7. Compare com Jesus ser a luz da nossa vida.
8. Chame a atenção dos participantes para a iluminação; quem
está em destaque, quem está no escuro, se todos podem ver uns aos outros bem.
9. Converse se no mundo é assim; como as pessoas vêem a
presença de cada um dos participantes; como o falar sobre Jesus e a salvação é
como ter uma vela acessa.
10. Comece a falar sobre a importância de haver mais luzes
acesas (Jesus).
11. Dê a cada um uma vela e a acenda com a sua; fale de como
espalhar o evangelho.
12. Assim que a sala estiver toda iluminada, estoure o outro
balão.
13. Converse sobre a diferença no susto - maior ou menor que
quando estava escuro, e o quanto a luz de Jesus nos afasta e nos ajuda a lidar
com medo e sustos da vida.
VALORES II
Objetivo:
Ressaltar o positivo do grupo.
Material:
Folhas, canetas e alfinetes.
Como Fazer:
a) Cada participante recebe uma folha em branco.
b) Depois de refletirem um momento sobre suas qualidades,
anotam na folha colocando o seu nome.
c) Em seguida prendem a folha com alfinete nas costas e
andam pela sala, um lendo os valores dos outros e acrescentando valores que
reconhecem no companheiro.
d) Só no final todos retiram o papel e vão ler o que os
colegas acrescentaram.
Palavra:
Ef 4, 1-16 e Salmos 111
TROCA DE UM SEGREDO
- Participantes: 15 a 30 pessoas.
- Tempo Estimado: 45 minutos.
- Modalidade: Problemas Pessoais.
- Objetivo: Fortalecer o espírito de amizade entre os
membros do grupo.
- Material: Lápis e papel para os integrantes.
- Descrição: O coordenador distribui um pedaço de papel e um
lápis para cada integrante que deverá escrever algum problema, angústia ou
dificuldade por que está passando e não consegue expressar oralmente. Deve-se
recomendar que os papéis não sejam identificados a não ser que o integrante
assim desejar. Os papéis devem ser dobrados de modo semelhante e colocados em
um recipiente no centro do grupo. O coordenador distribui os papéis
aleatoriamente entre os integrantes. Neste ponto, cada integrante deve analisar
o problema recebido como se fosse seu e procurar definir qual seria a sua
solução para o mesmo. Após certo intervalo de tempo, definido pelo coordenador,
cada integrante deve explicar para o grupo em primeira pessoa o problema
recebido e solução que seria utilizada para o mesmo. Esta etapa deve ser
realizada com bastante seriedade não sendo admitidos quaisquer comentários ou
perguntas. Em seguida é aberto o debate com relação aos problemas colocados e
as soluções apresentadas. Possíveis questionamentos:
- Como você se sentiu ao descrever o problema?
- Como se sentiu ao explicar o problema de um outro?
- Como se sentiu quando o seu problema foi relatado por
outro?
- No seu entender, o outro compreendeu seu problema?
- Conseguiu por-se na sua situação?
- Você sentiu que compreendeu o problema da outra pessoa?
- Como você se sentiu em relação aos outros membros do
grupo?
- Mudaram seus sentimentos em relação aos outros, como
conseqüência da dinâmica?
CARTA DE DESPEDIDA
Objetivo: Avaliar o
momento concreto que está sendo vivido pelo grupo através da verbalização das
emoções.
Para quantas pessoas:
Cerca de 15 pessoas
Material necessário: Papel
e caneta para cada um.
Descrição da dinâmica:
Cada participante escreverá numa folha uma carta de despedida do grupo. Nessa
carta, deve comentar o como está se sentindo em relação ao grupo, o que está sendo o mais importante, se estava
gostando ou não, do que estava gostando ou não, do que não estava gostando, se
vai sentir saudade... por quê? E o que mais quiser acrescentar. Depois, as
cartas são lidas em voz alta, pela própria pessoa que escreveu ou então,
trocando-se os leitores. Lida todas as cartas, pode-se conversar sobre o rumo
que se deve dar ao grupo para resolver o problema que se está enfrentando.
SENSAÇÕES DE VIDA OU
MORTE
Objetivo:
Analisar a pratica e revisão de vida.
Material:
Duas velas uma nova e outra velha.
Como Fazer:
a) Grupo em círculo e ambiente escuro.
b) Uma pessoa com a vela gasta.
c) Eu (nome), tenho apenas cinco minutos de vida. Poderia
ser feita em minha existência e deixar de fazer.... (a vela gasta, acesa, vai
passando de mão em mão).
d) Quando a vela apagar, mais ou menos no meio do círculo,
se pára de falar.
e) Reflexão sobre vida e morte.
f) Acende-se a vela nova e passa de mão em mão e cada um
completa a frase:
Eu..., tenho a vida inteira pela frente e o que eu posso
fazer e desejo é ...
Palavra:
Mt 6,22-23
CAMINHANDO ENTRE
OBSTÁCULOS
Material necessário: garrafas, latas, cadeiras ou qualquer
outro objeto que sirva de obstáculo, e lenços que sirvam como vendas para os
olhos.
Desenvolvimento: Os obstáculos devem ser distribuídos pela
sala. As pessoas devem caminhar lentamente entre os obstáculos sem a venda, com
a finalidade de gravar o local em que eles se encontram.
As pessoas deverão colocar as vendas nos olhos de forma que
não consigam ver e permanecer paradas até que lhes seja dado um sinal para
iniciar a caminhada. O professor com auxilio de uma ou duas pessoas,
imediatamente e sem barulho, tirarão todos os obstáculos da sala.
O professor insistirá em que o grupo tenha bastante cuidado,
em seguida pedirá para que caminhem mais rápido. Após um tempo o professor
pedirá para que todos tirem as vendas, observando que não existem mais
obstáculos.
Compartilhar: Discutir sobre as dificuldades e obstáculos
que encontramos no mundo, ressaltando porém que não devemos temer, pois quem
está com Cristo tem auxílio para vencer.
I Co. 10:12-13
SOMOS CRIAÇÃO DE DEUS
E SOFREMOS INFLUÊNCIA DO MUNDO
Duração: 30 min.
Material: papel e lápis suficiente para todos os
participantes.
Sentado em círculo, cada um recebe uma folha e um lápis;
escreve o nome e faz um desenho que represente a si mesmo (pode ser boneco de
“palitinhos” ou com detalhes) deixar uns 2 a 3 minutos, incentivar os
preguiçosos e os tímidos. Observar o desenho: ele está pronto, mais ou menos, o
que vc gostaria de fazer?
Passar o desenho ao colega do lado direito, pedir que
acrescente uma coisa ao desenho, passar novamente para a direita, repetir o
processo umas duas ou três vezes. Devolver o desenho ao dono.
Observar o que foi acrescentado. Conversar sobre Deus ter
nos criado (e repetir as perguntas feitas c/ relação ao desenho), o que Ele
quer de nós. E as pessoas c/ quem convivemos, nos influenciam (o que elas nos
dizem pode nos influenciar, o que fazem professores, amigos, acrescentam algo a
nós)?
Perguntar sobre a característica que nos diferencia das
outras pessoas: que temos Cristo como nosso salvador; desenhar um coração na
figura e desenhar uma cruz dentro dele.
Será que estamos prontos aos olhos de Deus, o que mais falta
em nós? (deixar um minuto de oração silenciosa onde cada um deve pedir que Deus
termine de “desenhá-los")
Sugestão (esta não foi testada com este grupo): recolher os
desenhos e expô-los na igreja. Convidar os pais e a comunidade a ver os
desenhos e escrever para cada um dos jovens uma palavra, um desejo, uma benção
no papel (se o papel já estiver muito ocupado pelo desenho, grampear ou colar
uma segunda folha ao lado do desenho, deixar canetas próximas); devolver o
desenho aos jovens na semana seguinte.
RELÓGIO - AVALIAÇÃO
DO GRUPO
Duração: 20 minutos
Material: Um relógio de papel e caneta ou lápis para cada
participante.
Faça um relógio de papel, de ponteiros e com os numeros bem
destacados, e escreva uma pergunta ou assunto para conversar em cada hora. Tire
tantas cópias iguais, quantos forem os participantes.
Distribua os relógios, e um lápis ou caneta para cada
pessoa. Peça que escrevam seu próprio nome no retângulo abaixo do relógio.
Agora todos devem caminhar e marcar um encontro para cada
hora. Cada pessoa se apresenta a alguém e marca com ela um encontro - ambas
devem então escrever o nome uma da outra, sobre o relógio no espaço da hora
combinada. É necessário número par de participantes.
Quem já tiver preenchido todos os horários deve se sentar,
para que fique mais fácil completar as agendas.
Quando todos tiverem marcado as horas, comece a
brincadeira...
Diga as horas, por exemplo, "Uma hora". Cada um
deve procurar o par com quem marcou o encontro da uma hora e conversar sobre a
pergunta ou assunto marcado para aquele horário.
Essa é uma ótima dinâmica para discutir sobre vários
assuntos. Sempre surgem opiniões e idéias novas.
VIRAR PELO AVESSO
Objetivo: Despertar o grupo para a importância da
organização
Desenvolvimento:
1° Passo: formar um círculo, todos de mãos dadas.
2° Passo: O coordenador propõe o grupo um desafio. O grupo,
todos deverão ficar voltados para fora, de costas para o centro do círculo, sem
soltar as mãos. Se alguém já conhece a dinâmica deve ficar de fora observando
ou não dar pistas nenhuma.
3° Passo: o grupo deverá buscar alternativas, até conseguir
o objetivo.
4° Passo: depois de conseguir virar pelo avesso, o grupo
deverá desvirar, voltando a estar como antes.
5° Passo: Analisar a dinâmica:
O que viam? Como se sentiram?
Foi fácil encontrar a saída? Porquê?
Alguém desanimou? Porquê?
O que isto tem a ver com o nosso dia a dia?
Nossa sociedade precisa ser transformada?
O que nós podemos fazer?
Palavra de Deus: Ex 18, 13-27. Sl 114(113)
O BARCO
Participantes: Indefinido.
Tempo Estimado: 10 a 15 minutos.
Material: Uma folha em branco para cada um.
Descrição: Somos chamados por Deus à vida, e esta nossa vida
nós podemos representar como um barco que navega em alto mar. (fazer o barco de
papel).
Há momentos da nossa vida que este mar se mostra calmo, mas
em muitos momentos nós navegamos por entre tempestades que quase nos leva à
naufragar. Para não corrermos o risco de naufragar precisamos equilibrar bem o
peso de nosso barco, e para isso vejamos o que pode estar pesando dentro desse
barco.
O barco pesa do lado direito. São as influências do mundo.
Ex: Ambição, drogas, televisão, inveja, etv.
Vamos tirar de dentro do nosso barco tudo isso para que ele
se equilibre novamente. (Cortar a ponta do lado direito do barco)
Navegamos mais um pouco e de repente percebemos que o outro
agora é que está pesado, precisamos tirar mais alguma coisa deste barco. Deste
lado do barco está pesando: Egoísmo, infidelidade, impaciência, desamor, falta
de oração, etc. (Cortar a ponta do lado esquerdo do barco)
Percebemos agora que existe uma parte do barco que aponta
prá cima, é a nossa fé em Jesus que nós queremos ter sempre dentro do nosso
barco, esta nossa fé nós vamos guardar e cuidar com carinho para nos sustentar
na nossa jornada. (Cortar a ponta de cima do barco e colocar em algum lugar
visível)
Vamos abrir este nosso barco e ver como ficou (Abrindo
parece uma camisa)
Está é a camisa do Cristão, somos atletas de Cristo, e como
bom atleta que somos temos que usar muito essa camisa para que nosso time
sempre vença (colocar alguma coisa sobre o nosso dever de ser cristão)
Depois de suarmos esta camisa, nós podemos ter certeza disto
(Abrir a camisa e mostrar a cruz sinal da certeza da nossa Salvação)
Só conseguiremos esta salvação se assumir-mos a proposta de
Cristo (Olhando através da cruz podemos ver nosso próximo e entender suas
necessidades)
Como vamos nos manter firmes nesta caminhada de cristão não
deixando que nosso barco afunde. Temos que nos alimentar, e aui está o único e
verdadeiro alimento para nossa alma, que nos faz fortes e perseverantes (Esta
pontinha do barco que guardamos - mostrar e perguntar o que é, resposta:
eucaristia - está é a certeza que Jesus estará sempre dentro do nosso barco
para enfrentar conosco qualquer tempestade).
Obs.: Os quatro pedaços de papel que retiramos da ponta do
barco são os remos. Nós usamos dois remos e os outros dois remos são de Jesus
que está sempre em toda nossa caminhada nos ajudando.
(leitura Mt 8, 23 -
27).
CAÇA TESOURO
Objetivo: Ajudar as
pessoas a memorizarem os nomes uma das outra, desinibir, facilitar a
identificação entre pessoas parecidas.
Para quantas pessoas:
Cerca de 20 pessoas. Se for um grupo maior, é necessário aumentar o número de
questões propostas.
Material necessário: Uma
folha com o questionário e um lápis ou caneta para cada um.
Descrição para dinâmica: O
coordenador explica aos participantes que agora se inicia um momento em que
todos terão a grande chance de se conhecerem. A partir da lista de descrições,
cada um deve encontrar uma pessoa que se encaixe em cada item e pedir a ela que
assine o nome na lacuna.
1-Alguém com a mesma cor de olhos que os seus:
____________________________
2-Alguém que viva numa casa sem
fumantes_______________________________
3-Alguém que já tenha morado em outra
cidade_____________________________
4-Alguém cujo primeiro nome tenha mais de seis
letras________________________
5-Alguém que use
óculos_____________________________________________
6- Alguém que esteja com a camiseta da mesma cor que a
sua___________________
7-Alguém que goste de
verde-abacate____________________________________
8-Alguém que tenha a mesma idade que
você_______________________________
9-Alguém que esteja de meias
azuis_____________________________________
10-Alguém
que tenha um animal de estimação (Qual?)________________________.
Obs: Pode-se
aumentar a quantidade de questões ou reformular estas, depende do tipo ou do
tamanho do grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário