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segunda-feira, 11 de junho de 2012

Sugestões Práticas


SUGESTÕES PRÁTICAS
Fonte: Geraldina Porto Witter
PUC-Campinas/UBC


Enquanto a criança é alimentada
a Desde  recém-nascida:
  • Converse pausadamente com ela;
  • Cante para ela e com ela;
  • À medida que ela cresce, aproveite para ir ensinando o nome dos alimentos;
  • Aos poucos introduza informações sobre como são feitos os alimentos, de onde eles surgem...

Enquanto dá banho na criança
a Desde  recém-nascida:
  • Converse pausadamente com ela;
  • Cante para ela e com ela;
  • Ao tocar cada nome do corpo dela, diga o nome;
  • Quando ela tiver alguma produção, peça que repita;
  • Use jogos: “agora vou pegar ou lavar o...” dê pistas apontando ou olhando em direção e espere que ela diga o nome;
  • Se não souber, diga-o;
  • Se errar, diga, é..........

Enquanto veste a criança dizer o nome:
·         Das peças de roupa, das cores;
  • Quando ela já souber, fazer jogos de adivinha: o que é que se põe no pé?; depois da calcinha (cueca), a gente põe...; de que cor é a blusa que tenho nas mãos? 

Ler para a criança
  • É necessário ler diariamente para a criança;
  • Aumente gradualmente o tempo de leitura:
  • recém-nascida - alguns minutos
  • 4 a 5 anos – 20 minutos
  • mais velhas - até meia hora
  • pode-se alternar: leitura com contar histórias

Meios para tornar a leitura agradável e educativa:
  • Conhecer o interesse da criança – evitar perguntas de certo ou errado;
  • Permita que a criança leia com ou para você;
  • Ao dar a mamadeira ou lanche: recitar poesias, contar histórias, cantar;
  • Quando a criança estiver inquieta, com medo, nervosa, tentar acalmá-la lendo alguma história engraçada ou cantando alguma cantiga.

Permitir que a criança leia:
  • A sequência começa por aprender a virar a página;
  • Coloque cartazes e livros coloridos, de pano ou de cartão – substitua semanalmente;
  • Converse com a criança sobre o que ela leu, ouça seus comentários.

Permita que a criança escreva:
  • Dependendo da estimulação ambiental, a criança pode começar a aprender a escrever aos 18 meses;
  • Começa com riscos e formas circulares, em todo o papel;
  • Depois ela passa a organizá-los no espaço;
  • Seguem-se garatujas;
  • É preciso fornecer-lhes oportunidades diárias e orientá-las para evoluir: valorizando, encorajando, respondendo suas perguntas.

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