Atividades para
o Folclore
Retirado do Site
da Editora Moderna
Conhecendo parlendas
Antes de iniciar a atividade, explique aos alunos que as parlendas são rimas infantis usadas em brincadeiras ou como técnica de memorização. Propor aos alunos que recitem bem alto e da mesma forma que você fizer. Ou seja, quando você falar lentamente, eles respondem lentamente; quando você falar rápido, eles devem falar rápido, mas sempre todas ao mesmo tempo.
Esta é também
uma boa oportunidade para trabalhar noções de ritmo e o que são rimas.
Na primeira
fase, você terá de ensinar as parlendas aos alunos até que eles decorem.
O
"chefe", no caso você, deve falar a primeira frase (quase sempre uma
pergunta) e, em seguida, as os alunos todos juntos declamam o resto. Faça várias
vezes seguidas em uma espécie de ladainha.
Sugestões de
parlendas:
(chefe/você): O
QUE HÁ DE NOVO?
(todos): MUITA
GALINHA E POUCO OVO!
(chefe): O QUE É
ISSO?
(todos):
CHOURIÇO PRA VOCÊ COMER NA HORA DO SEU SERVIÇO!
(chefe): QUE
HORAS SÃO?
(todos): HORA DE
COMER PÃO E LAMBER SABÃO!
(chefe): AONDE
VAI?
(todos): VOU ALI
E VOLTO JÁ. VOU APANHAR MARACUJÁ!
(chefe): O QUE
ESTÁ FAZENDO Aí?
(todos):
SEGURANDO AS CALÇAS PRA NÃO CAIR.
Sugerimos que
nesse dia, você proponha uma grande festa, em sala de aula, para comemorar o
dia ou mês do folclore. Além desse "sarau" literário, os alunos podem
experimentar comidas que fazem parte do nosso folclore como pamonha, pão de
milho, batata doce, amendoim e pipoca. Peça para que cada um traga um desses
pratos. Explique que as comidas também fazem parte da cultura de um povo. Não
deixe de falar que muitas delícias que os brasileiros apreciam ainda hoje
tiveram origem em um passado distante e foram criadas por povos africanos,
indígenas e europeus.
Conhecendo adivinhas
Pertencem,
também, à literatura oral e é um gênero universal. Você vai propor um
"enigma" e os alunos vão ter de acertar. Se for muito difícil a
adivinha, você vai fazer mímica até que acertem. Outra idéia é chamar alguns
alunos, para quem você vai dar a resposta, e eles que devem fazer a mímica para
a classe acertar.
Sugestão de
adivinhas:
- O que é o que é que cai em pé e corre deitado? (resposta; a chuva)
- O que é o que é que fica rodando, rodando, mas não sai do lugar? (o relógio)
- O que é o que é vermelha, não toma chuva, mas está sempre molhada? (a língua) O que é o que é que mais pesa no mundo? (a balança)
- O que é o que é que tem boca, só um dente e chama a atenção de muita gente? (o sino)
- O que é o que é que vive passando os dentes no cabelo? (o pente)
- O que é o que é que Deus dá duas vezes e se alguém quiser mais terá que mandar fazer? (os dentes)
Sugira que os
alunos inventem as suas próprias adivinhas. Obviamente, que em muitas não
haverá coerência, mesmo assim deverão ser aceitas. Será um jogo divertido, de
muito raciocínio e de muita criatividade.
Conhecendo os trava-línguas, que pertencem
à literatura oral
Diga para classe
decorar os trava-línguas, pois dali a uma semana haverá uma competição. Nesse
grande dia, você vai dividir a classe em equipes. Antes ,
você preparou várias tiras de papel com palavras-chave, que vai sorteando
durante a competição. Então, quando você disser, por exemplo,
"tigre", alguém da equipe levanta a mão e diz o trava-língua, que
contém aquela palavra sorteada, bem rápido e certinho. Se errar passa para a
outra equipe.
Sugestões de
trava-línquas:
1)Três pratos de
trigo
Para três tigres
tristes
2)Sabia que o
sabiá sabia assobiar?
3)A aranha
arranha o jarro.
O jarro arranha
a aranha.
4)O rato roeu a
roupa do rei de Roma e da rainha da Rússia.
5)A rata roeu a
rolha da garrafa da rainha.
6)O pobre pintor
português
Pinta parede,
porta e pia.
7)O doce
perguntou para o doce
Qual era o doce
mais doce
O doce responde
pro doce
Que o doce mais
doce
É o doce de
batata doce
8)O peito do pé
do Pedro é preto
9)Olha o sapo
dentro do saco,
o saco com o sapo
dentro,
o sapo batendo
papo
e o papo
soltando vento.
Conhecendo as lendas do nosso folclore
Como toda data
especial merece um cartão (cartão de Natal, Dia das Mães, de aniversário), o
Dia do Folclore também vai ter um.
Peça para as
crianças trazerem materiais como lantejoulas, purpurinas, fitas, lacinhos e
outros bem bonitos para enfeitar o cartão. Para esta atividade, basta uma folha
de sulfite, dobrada ao meio ou um quadrado de cartolina também dobrado ao meio
em formato de cartão. Você vai contar 3 ou 4 lendas do folclore, enfatizando
bem as características dos personagens, por exemplo, cabelos imensos e bem
verdes; olhos enormes; um gorro muito vermelho, bastante peludo e de orelhas
compridas. Cada criança escolhe um personagem e o desenha no cartão.
Dentro do
cartão, os alunos devem escrever ou colar letras tiradas de uma revista - De...
(nome do aluno) Para... (nome de quem vai receber o cartão) e FELIZ DIA DO
FOLCLORE. Sugira que as crianças ao dar o cartão, contem para o presenteado a
história daquele personagem que ela desenhou.
Criação coletiva de uma história
Faça uma grande
roda com todos sentados no chão. Você fala sobre um personagem do nosso
folclore. Enfatize as características e as atitudes mais marcantes desse
personagem. Explique que todos vão criar uma aventura nova para aquele
personagem. A partir daí, você começa a criação da história coletiva. Você diz,
por exemplo, que era um dia de muito sol e que alguns pescadores saíram para
pescar. Nesse ponto, você passa a palavra para o aluno que está na sua esquerda
e ele dá prosseguimento dizendo, por exemplo, os pescadores tinham medo de
encontrar a lara. O próximo aluno vai dizer que a lara já estava lá penteando
os cabelos na margem do rio.
E assim
prossegue até todos participarem. Quando você notar que a história está se
desviando, você interfere com alguma sugestão que dê coerência àquele
personagem e que leve a uma ação. Você também pode ajudar os alunos, que sempre
dizem 'não sei o que falar' dando sugestões ou fazendo perguntas do tipo 'o que
você acha que a lara falou para o pescador mais valentão?' ou 'será que a lara
estava sozinha ou com outras amigas?'. Durante todo o tempo, você estará
anotando as partes da história em uma folha e quando a história terminar, você
lê para eles e os parabeniza por terem criado uma história.
Sugestões de personagens folclóricos
- Curupira
Um indiozinho de
cabelos e olhos vermelhos, unhas azuis e os pés virados para trás. Ele é o
guardião das plantas e animais da floresta.
- Boitatá
É uma enorme
serpente que solta fogo pela boca. Ela protege as matas das pessoas que querem
incendiá-la.
- Boto
Um golfinho que
vive no rio Amazonas. Às vezes, se transforma em um homem bastante sedutor que
conquista as mulheres.
- Cuca
Uma mulher muito
feia, meio bruxa, que ameaça as crianças desobedientes que não querem dormir à
noite.
- A Porca Enfeitiçada
Ela passeia
pelas matas sempre acompanhada de seus leitõezinhos. No passado, foi uma nobre
muito ruim e que, por causa de suas maldades, foi enfeitiçada. Seu castigo é
fuçar a terra, a vida inteira, à procura de um anel mágico que vai quebrar o
encantamento.
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