SUGESTÕES PRÁTICAS
Fonte: Geraldina Porto Witter
PUC-Campinas/UBC
Enquanto a criança é
alimentada
a Desde recém-nascida:
- Converse
pausadamente com ela;
- Cante
para ela e com ela;
- À
medida que ela cresce, aproveite para ir ensinando o nome dos alimentos;
- Aos poucos introduza informações sobre como são feitos
os alimentos, de onde eles surgem...
Enquanto dá banho na
criança
a Desde recém-nascida:
- Converse
pausadamente com ela;
- Cante
para ela e com ela;
- Ao
tocar cada nome do corpo dela, diga o nome;
- Quando
ela tiver alguma produção, peça que repita;
- Use
jogos: “agora vou pegar ou lavar o...” dê pistas apontando ou olhando em
direção e espere que ela diga o nome;
- Se
não souber, diga-o;
- Se errar, diga, é..........
Enquanto veste a
criança dizer o nome:
·
Das
peças de roupa, das cores;
- Quando ela já souber, fazer jogos de adivinha: o que é
que se põe no pé?; depois da calcinha (cueca), a gente põe...; de que cor
é a blusa que tenho nas mãos?
Ler para a criança
- É
necessário ler diariamente para a criança;
- Aumente
gradualmente o tempo de leitura:
- recém-nascida
- alguns minutos
- 4 a
5 anos – 20 minutos
- mais
velhas - até meia hora
- pode-se
alternar: leitura com contar histórias
Meios para tornar a
leitura agradável e educativa:
- Conhecer
o interesse da criança – evitar perguntas de certo ou errado;
- Permita
que a criança leia com ou para você;
- Ao
dar a mamadeira ou lanche: recitar poesias, contar histórias, cantar;
- Quando a criança estiver inquieta, com medo, nervosa,
tentar acalmá-la lendo alguma história engraçada ou cantando alguma
cantiga.
Permitir que a
criança leia:
- A
sequência começa por aprender a virar a página;
- Coloque
cartazes e livros coloridos, de pano ou de cartão – substitua
semanalmente;
- Converse com a criança sobre o que ela leu, ouça seus
comentários.
Permita que a
criança escreva:
- Dependendo
da estimulação ambiental, a criança pode começar a aprender a escrever aos
18 meses;
- Começa
com riscos e formas circulares, em todo o papel;
- Depois
ela passa a organizá-los no espaço;
- Seguem-se
garatujas;
- É
preciso fornecer-lhes oportunidades diárias e orientá-las para evoluir:
valorizando, encorajando, respondendo suas perguntas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário